Por que o boi pula no rodeio?

BOICOTE RODEIOS!! BASTA DE CRUELDADE!! ESTÚPIDOS BRONCOS RETARDADOS: SE QUEREM MALTRATAR ALGUÉM, CAVALGUEM NAS SUAS PRÓPRIAS MÃES!!

É bastante comum o questionamento sobre o motivo dos bovinos pularem nos rodeios. Os adeptos da prática costumam dizer que esses animais “gostam” de pular e que não haveria dor envolvida processo. Mas está fora da realidade supor que o boi pule nos rodeios por livre e espontânea vontade.

A razão do boi pular é muito clara: ele o faz porque é provocado para isso, ou seja, é induzido a corcovear. O instrumento usado para atingir este objetivo é conhecido como sedém ou corda americana (flank strap, em inglês).
O sedém, que pode ser feito de lã ou algodão, é amarrado na cintura do animal, e não nos testículos como alguns acreditam. Quando o boi está no brete, logo antes de entrar na arena, o sedém é puxado e apertado pelo assistente, gerando dor e desconforto no animal, podendo provocar inclusive feridas na pele. Como o incômodo do puxão é persistente, muitas vezes o animal continua pulando após o sedém afrouxar ou o peão descer de suas costas.

O mesmo processo é feito com equinos.

A veterinária e zootecnista Julia Maria Matera confirma:

“A utilização de sedém, peiteiras, choques elétricos ou mecânicos e esporas gera estímulos que produzem dor física nos animais em intensidade correspondente à intensidade dos estímulos. Além da dor física, esses estímulos causam também sofrimento mental aos animais uma vez que eles têm capacidade neuropsíquica de avaliar que esses estímulos lhes são agressivos, ou seja, perigosos à sua integridade” (MATERA, Julia Maria. Laudo Técnico – autos nº. 8.961/97 da Segunda Vara da Fazenda Pública de Santos/SP).

O Holocausto Animal

Descubra o porquê animais corcoveiam em rodeios.

Ver o post original 314 mais palavras

Anúncios

Uma resposta to “Por que o boi pula no rodeio?”

  1. paulosisinno Says:

    É deprimente e lamentável que nós ainda vivamos em um mundo onde há tantas pessoas estúpidas e grosseiras que maltratam animais inocentes e indefesos! É preciso que cada indivíduo interrogue a sua própria consciência e seu coração, e se questione sobre qual atitude deve tomar em relação aos maus tratos e ao massacre de criaturas puras e inocentes! Afinal, você é um ser humano ou um monstro insensível?!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: