Em decisão inédita, Juiz reconhece o valor da vida e liberdade de uma lagartixa

EVOLUÇÃO SOCIAL!! Nós, humanos, evoluímos como espécie quanto mais reconhecemos e aprendemos a respeitar o direito à vida, liberdade e bem-estar de TODOS os seres sencientes, não apenas dos humanos! (P.S.)

Em decisão inédita, Juiz reconhece o valor da vida e liberdade de uma lagartixa.

Uma contenda judicial originária de um tribunal de pequenas causas passaria despercebida como tantas outras, não fosse a notável valorização da vida não-humana, pelo Juiz Helio David Vieira.

A disputa, ocorrida em Florianópolis (Santa Catarina), envolveu um ar-condicionado danificado após a entrada de uma lagartixa no aparelho (que infelizmente morreu mutilada nas engrenagens). O litígio não se tratou exatamente dos direitos da lagartixa. Entretanto, no âmbito dos direitos animais e no universo antropocêntrico em que vivemos, chama muita atenção o veredito do Juiz Helio David Vieira, que, decidindo em favor do consumidor, deixou transparecer uma clara concepção de consideração moral da vida e liberdade de animais não-humanos:

“Gira a lide em torno de um acidente que vitimou uma lagartixa, que inadvertidamente entrou no compartimento do motor de um aparelho de ar condicionado tipo split e que causou a sua morte, infelizmente irrelevante neste mundo de homens […] mas afinal, como ia ele saber se não havia barreira ou proteção que o fizesse refletir com seu pequeno cérebro se não seria melhor procurar refúgio em outra toca”, diz um trecho da sentença.

“[…] pois afinal uma lagartixa tem todo o direito de circular pelas paredes externas das casas à cata de mosquitos e outros pequenos insetos que constituem sua dieta alimentar. Todo mundo sabe disso e certamente também os engenheiros que projetam esses motores, que sabidamente se instalam do lado de fora da residência, área que legitimamente pertence às lagartixas.” (Grifo nosso)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: