Um trecho do artigo “Ano novo, velhos fantasmas”, de Adriana Carranca

Um trecho do artigo “Ano novo, velhos fantasmas”, de Adriana Carranca, publicado em O Globo em 31/12/2016:

“Os governos de Trump e da primeira-ministra britânica, Theresa May, defensora do Brexit, devem servir de combustível para a ascensão de outros líderes e movimentos nacionalistas em França. Alemanha e Holanda, onde haverá eleições em 2017.

O descontentamento que levou aos resultados deste ano se deve em grande parte a uma economia global que continua a beneficiar de forma desigual os ricos, e essa desigualdade continua a ser o motor da instabilidade. “A concentração econômica está permitindo a empresas extrair lucros recordes”, escreveu esta semana Adrian Wooldridge, da “Economist”. Gigantes como Google e Amazon desfrutam de fatias de mercado não vistas desde o final do século XIX, a era dos barões ladrões” (capitalistas milionários que adquiriam fortunas nos EUA com métodos pouco escrupulosos.

O protecionismo proposto pelos populistas para recobrar os empregos não só deixará de cumprir a promessa e atender as demandas dos eleitores como pode resultar na desaceleração ainda maior da economia, como nos EUA dos anos 1930, quando o protecionismo levou ao desastre econômico.

Os novos tempos anunciam velhos fantasmas.”

Meu comentário: Capitalismo selvagem (e qual não o é?) aumentando a desigualdade social, acarretando crise econômica, frustração, raiva, protecionismo e ascensão do fascismo de populistas fantasiados de “salvadores da pátria”, tal como nos anos 30. Alguém aí lembra de alguma coisa horrível e lamentável? Alguém falou em “Guerra Mundial”???!!!???

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: