POBRE BRASIL, CADA DIA MAIS POBRE DE GRANDES HOMENS! Meu adeus a D. Paulo Evaristo Arns

POBRE BRASIL, CADA DIA MAIS POBRE DE GRANDES HOMENS!!! Quem me conhece sabe que não sigo nenhuma religião, nem tenho qualquer simpatia pelas grandes religiões monoteístas do mundo. Em minha opinião, são muito mais danosas do que benéficas à humanidade, por serem fontes de preconceitos, misoginia, intolerância, autoritarismo, prepotência, imperialismo, alienação, superstição, etc, etc… Não tenho e não gosto de religião, mas sinto algo que pode ser chamado de fé (na vida, na humanidade e no Inominável [o Tao], não em deuses inventados pelos homens, por supuesto!). A princípio, não tenho nada contra [nem a favor] de pessoas religiosas. Para mim o que importa são AS AÇÕES de uma pessoa, não as suas crenças, e muito menos ainda o seu discurso. NADA IMPORTA O QUE VOCÊ FALA; O QUE IMPORTA É O QUE VOCÊ FAZ! É por nossos atos, e não por nossas palavras que seremos efetivamente julgados, agora e na posteridade, por nossos semelhantes, nesse mundo (até porque pode ser que não haja outros mundos, nem ninguém mais para julgar-nos).
Todo este preâmbulo é para explicar, mais uma vez, minha grande admiração por certas pessoas, religiosas ou não. É errado esperar que um agnóstico – como eu – não seja capaz de respeitar e gostar de pessoas religiosas. Como disse antes, admiro as pessoas por suas ações, não suas crenças ou discursos.
Dito isso, manifesto meu grande pesar e desconsolo pela perda de um dos homens mais admiráveis do Brasil: Dom Paulo Evaristo Arns, um grande defensor da vida, dos humanos – todos – e de seus direitos inalienáveis.
Poucas semanas depois da morte de um de meus heróis pessoais – Ferreira Gullar – mal consigo acreditar na morte de um ser humano da grandeza moral e espiritual de Paulo Evaristo Arns (sem falar também na triste memória da perda de sua irmã Zilda, outra pessoa maravilhosa!)
Pobre Brasil, cada dia mais pobre de grandes brasileiros! Quem será capaz de substituir estes gigantes morais?????

 

Deixe um comentário

